O Soego manifesta seu repúdio à decisão do governo de Goiás em parcelar, mais uma vez, a data-base dos servidores públicos Estaduais do ano de 2013. Segundo a Secretaria de Gestão e Planejamento, o índice de 6,20% será dividido em quatro parcelas anuais, de 1,52%, sendo que a primeira virá no salário do mês de junho.

Tal realidade se torna ainda mais penosa, difícil de aceitar, quando considera-se que também não foram pagas as data-bases de 2007, 2008, 2009 e 2010 – e que a data-base de 2011 foi parcelada em três vezes (2012/2013/2014). O reflexo de tudo isso é uma defasagem salarial entre os trabalhadores de quase 40% nos últimos 6 anos. Vale ressaltar que todos esses números não significam aumento real de salário, mas apenas reposição de perdas inflacionárias – o que determina quedas sensíveis no poder aquisitivo dos servidores públicos.

Desta forma, não há como não reagir com indignação à esta medida governamental. Infelizmente, a penúria dos servidores públicos estaduais tem sustentado o número excessivo de servidores comissionados, as campanhas midiáticas milionárias de televisão, rádio, jornal e internet.

Desta forma, o Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás registra seu repúdio a todo esse caos governamental, que tem afetado duramente servidores e população, sobretudo no descaso para com a Saúde Pública, terceirizada na mão das “organizações sociais”, que promoveram, especialmente, o desmonte do atendimento odontológico nas unidades estaduais, um verdadeiro “desgoverno” promovido pelo atual governo.

Ainda é necessário ressaltar o repúdio à atitude da Secretaria de  Gestão e Planejamento, que não permitiu a participação de jornalistas de entidades sindicais no momento da coletiva com o secretário Giuseppe Vecci. Nada mais necessário a um governo impopular que o uso da força e da censura para legitimar suas atitudes autoritárias e infelizes.

Confira a nota oficial emitida pelo governo do Estado, por meio da Segplan:

“O Governo do Estado de Goiás, através da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) e do Conselho Estadual de Políticas Salariais e Relações Sindicais (Consind), esclarece que, embora o Estado esteja aplicando um rigoroso ajuste fiscal em suas contas, em obediência à Lei de Responsabilidade Fiscal(LRF), cortando gastos e racionalizando despesas, decidiu conceder a data-base 2013 aos servidores públicos estaduais.

O índice de 6,20% será pago em quatro parcelas anuais sucessivas, importando em 1,52% cada uma delas. A primeira será quitada na folha salarial de junho retroativamente a maio de 2013.

É preciso lembrar que, cumprindo o acordo firmado com as entidades representativas dos servidores públicos estaduais, o Governo de Goiás pagou no mês passado 1,52% referentes à data-base de 2011 e em 2012 pagou integralmente a data-base daquele ano.

Para viabilizar a concessão da data-base de 2013, o Consind recomendou, e o Governador Marconi Perillo decidiu, que o Estado de Goiás deverá, através da parametrização da folha de pagamentos e da redução de seu crescimento vegetativo, economizar, no mínimo, 1,52% no exercício de 2013. Ou seja, uma economia da ordem de R$ 81,9 milhões”.

Pin It

Deixe um Comentário