O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) quer criar a carreira nacional de médico e cirurgião-dentista de saúde da família no sistema público de saúde. Para isso, o parlamentar apresentou em Plenário Proposta de Emenda à Constituição (PEC). O objetivo é que a União faça a seleção e a contração desses profissionais, possibilitando ainda a capacitação das duas categorias para atender a demanda por atenção básica de saúde.

Para Fernando Bezerra, a centralização da carreira de médicos e cirurgiões-dentistas na União oferece diversas vantagens, como a previsão da seleção desses profissionais ser feita por meio de regras unificadas e baseadas no mérito profissional e um maior estímulo ao exercício das atividades de saúde ao tornar mais atrativa a carreira, com melhores salários e mais benefícios oferecidos pela União.

Outro ponto positivo da PEC  116/2015, como destacou o senador, trata da distribuição dos médicos e cirurgiões-dentistas pelas cidades brasileiras, que passaria a ser baseada em critérios técnicos, de acordo com a necessidade de cada região ou localidade.

“Com a criação dessa nova carreira nacional, será possível conferir prioridade aos municípios mais carentes na alocação de médicos e dentistas da família, maior eficiência na alocação de recursos e, acima de tudo, maior justiça e equilíbrio em um país marcado por desigualdades cruéis”, declarou o senador.

Para Fernando Bezerra, “com ou sem programa previsto no planejamento do governo que estiver em exercício, esses profissionais da saúde continuarão atendendo a população. A estratégia Saúde da Família deixa, portanto, de ser uma política de governo para se tornar uma política de Estado”, finalizou.

Com informações da Agência Senado

Pin It

Deixe um Comentário