Conheça importância de ASB e TSB no consultório

A atuação do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e do Técnico de Saúde Bucal (TSB) na prática clínica

asb-tsbA atuação do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e do Técnico de Saúde Bucal (TSB) na prática clínica é fundamental. Essa é a dica e a recomendação da Dra. Lusiane Borges, cirurgiã-dentista e biomédica, autora do livro ASB/TSB Formação e Prática da Equipe Auxiliar, da editora Elsevier. Mas, segundo ela, muitos CDs podem desconhecer a relação custo/benefício de trabalhar conjuntamente com um profissional auxiliar. E não é só isso.

Segundo a especialista, cirurgiões-dentistas que trabalham com auxiliares apresentam uma produtividade média 112% superior à dos que trabalham sozinhos. “É preciso delegar tarefas ao ASB e ao TSB, fazendo com que atividades clínicas e administrativas sejam desenvolvidas de forma mais eficaz e com maior e melhor aproveitamento do tempo”, diz.

Dra. Lusiane afirma que a presença do ASB e TSB no atendimento odontológico potencializa a qualidade, a confiabilidade e a segurança do serviço prestado.

E esses profissionais, de acordo com ela, também devem buscar novos conhecimentos. A autora explica que a odontologia passa por constantes modificações e para que a equipe auxiliar consiga acompanhar o cirurgião-dentista, necessita de educação continuada, com destaque para temas de prevenção e segurança do paciente e do profissional.

“Um exemplo atual é a odontologia hospitalar, pois, atualmente, a importância do CD em ambiente hospitalar é indiscutível e confere menor taxa de mortalidade e morbidade, além da prevenção de infecções generalizadas por meio do controle de biofilme na cavidade bucal”, afirma.

A CD acrescenta que o TSB também está inserido nesse contexto e precisa se capacitar. “Cursos de especialização para o TSB em odontologia hospitalar em algumas escolas técnicas já são uma realidade atual no Brasil”, conclui.

Fonte: Colgate (material Em Pauta, publicado em abril deste ano)

Pin It

Deixe um Comentário