O papel do dentista na identificação e tratamento da bulimia

Os dentistas cumprem um importante papel no tratamento da bulimia, um transtorno alimentar que exige uma abordagem multidisciplinar

img_1288A bulimia nervosa, um transtorno alimentar que leva as pessoas a exagerarem na ingestão de alimentos para, logo em seguida, provocarem vômitos, abusarem do uso de laxantes ou praticarem exercícios físicos em excesso – tudo isso como forma de evitar o ganho de peso pelo medo patológico de engordar -, é um distúrbio que exige uma abordagem multidisciplinar, envolvendo a colaboração de psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, gastroenterologistas, etc. Apesar de, pelo menos aparentemente, não terem qualquer ligação com transtornos como a bulimia ou a anorexia, os dentistas também têm um importante papel a cumprir nesse contexto. “Muitas vezes, cabe ao cirurgião dentista detectar esse tipo de comportamento ainda em sua fase inicial”, diz a doutora Ana Cecília Corrêa Aranha, professora associada do Departamento de Dentística da Faculdade de Odontologia da USP. Ela explica que esse tipo de transtorno afeta a saúde bucal do paciente, que passa a apresentar em sua cavidade bucal características como erosão dental e desgaste do esmalte (provocados pela frequência de vômitos), boca seca, cárie, doenças periodontais e traumas na mucosa. Não é incomum ainda que o distúrbio seja relatado ao dentista pelo próprio paciente ao falar, por exemplo, sobre padrões de dieta aos quais está habituado.

Detectado o problema, complementa a doutora Ana, cabe ao dentista sugerir ao paciente que procure tratamento especializado, mas não é raro o próprio profissional fazer esse encaminhamento. Ela revela ainda que a reabilitação da saúde bucal é plenamente possível, desde que sejam controlados os fatores responsáveis pelos danos causados.

Acompanhe a entrevista da repórter Simone Lemos com a professora da Faculdade de Odontologia da USP, Ana Cecília Corrêa Aranha:

Pin It

Deixe um Comentário