Goiânia: Prefeitura recua após nova ameaça de greve

Nos últimos dias, a Prefeitura de Goiânia surpreendeu os servidores da Saúde com o corte abrupto de gratificações

Nos últimos dias, a Prefeitura de Goiânia surpreendeu os servidores da Saúde com o corte abrupto de gratificações e com o descumprimento de alguns pontos acordados para fim da última greve realizada no mês passado. A reação dos trabalhadores foi rápida e em poucas horas já estavam mobilizados para uma nova paralisação. Durante reunião com o Sindsaúde e demais entidades, nesta quinta-feira, dia 11, a Prefeitura recuou se comprometendo a devolver os valores das gratificações e a cumprir os demais acordos.

Durante uma assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (12) na Praça do Trabalhador, ficou decidido que os servidores vão continuar em alerta e realizarão nova assembleia com indicativo de greve no próximo dia 23. Ela será realizada na Câmara Municipal, às 9 horas com o objetivo de avaliar se a Prefeitura está cumprindo o que foi acordado. Caso contrário, os servidores poderão deflagrar uma nova paralisação.

As gratificações de função retiradas pela Prefeitura foram conquistadas em 2012 por meio da Lei 8.129 e variam entre R$ 200 e R$ 6.000. Elas são pagas junto com o décimo terceiro no mês do aniversário do trabalhador. Já o valor do vale-alimentação também não estava sendo depositado. Por fim, o Adicional de Insalubridade concedido aos Agentes Comunitários de Saúde não estava sendo pago para toda a categoria.

Diante da possibilidade de nova paralisação, o Paço Municipal chamou a direção das entidades para uma reunião na última quinta-feira. A Prefeitura afirmou que vai restabelecer as gratificações. Segundo a gestão, o valor do vale-alimentação já está sendo depositado. Já os valores das gratificações descontados e o Adicional de Insalubridade para todos os agentes de saúde serão pagos na próxima folha de pagamento.

Neste sábado (13), às 9 horas, os trabalhadores se reúnem no clube do Sindsaúde para avaliar a luta e os novos desafios na rede municipal de Saúde de Goiânia. Na ocasião, o sindicato pretende formar comissões para que façam o acompanhamento da pauta de negociação, da receita e da folha de pagamento da Prefeitura, do andamento dos processos do Plano de Carreiras entre outros. O evento será encerrado com um grande almoço.

Soego com Sindsaúde-GO

Pin It

Deixe um Comentário