FIO encerra primeira reunião plenária do ano

Com a participação do Soego, a Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) realizou nos dias 17 e 18 deste mês,

Soego participa da 1ª Plenária da FIO de 2016. (Foto: Fio)

Soego participa da 1ª reunião Plenária da FIO de 2016. (Foto: Fio)

Com a participação do Soego, a Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) realizou nos dias 17 e 18 deste mês, em Curitiba-PR, a primeira reunião plenária do ano com a participação de representantes de onze dos treze sindicatos filiados.

O local da reunião foi escolhido atendendo a sugestão do presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado do Paraná (SOEPAR), Fabiano Sfier de Mello. O SOEPAR foi o mais recente sindicato a filiar-se à FIO.

O presidente da FIO, José Campos Sobrinho, abriu a reunião ofertando a palavra ao anfitrião, o presidente do SOEPAR, Fabiano Sfier, que elogiou a pauta e falou da importância dos assuntos que serão abordados na plenária. Durante a plenária da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) foi realizada uma Assembleia Geral Extraordinária, nesta quinta-feira, 17, para discutir e deliberar sobre condições de trabalho e negociação coletivas. A convocação da assembleia foi publicada no Diário Oficial da União no dia 24 de fevereiro deste ano. A plenária decidiu por outorgar à FIO a representatividade para negociação coletiva e condições de trabalho.

No primeiro dia, sob o tema Sindicatos e Orçamento Público, o professor de economia e ex-vereador da cidade de São Paulo-SP, Odilon Guedes, proferiu palestra que despertou interesse dos presentes, alertando para a importância de que cada cidadão conheça mais sobre orçamento público. “O orçamento permite o controle da sociedade sobre as finanças públicas. Os sindicatos no Brasil teriam que ter uma diretoria específica para acompanhar os orçamentos municipais, estaduais e da união”. No segundo dia, a palestra ficou por conta dos palestrantes Pedro Villela e Felipe Riani, da ANS, sobre o tema: Mecanismos da ANS para defesa da população e do profissional frente as operadoras. O assunto, de interesse de todos os profissionais ligados à saúde no País despertou debates e questionamentos muito produtivos.

Na tarde do segundo dia foi realizada assembleia geral ordinária para deliberar sobre a seguinte pauta:

1)Tomada e aprovação de contas e relatórios de atividades, art. 20, inc. I, do Estatuto, ano base 2015;
2)Avaliação e Planejamento anual das atividades;
3)Autorização para realização de Congresso Extraordinário;
4)Outros assuntos de interesse da Categoria.

A convocação da assembleia foi publicada no diário Oficial da União no dia 3 de fevereiro de 2016. Todos os itens foram aprovados por unanimidade pela assembleia.

Os sindicatos filiados à FIO reúnem-se quatro vezes por ano para discutir a odontologia, a saúde pública brasileira e as condições de trabalho do cirurgião-dentista, o SUS e a saúde suplementar.

Clique aqui e confira a Nota Pública da FIO, aprovada por todas as entidades, sobre as prisões de integrantes da atual gestão do CFO.

Confira aqui, também, o informativo com as ações das entidades que fazem parte da Federação, dentre elas, o SOEGO.

FIO

Deixe um Comentário