Conferência Temática ‘Cuidando da Saúde Bucal’ teve Soego e CROGO como parceiros

Os presidentes do CROGO, Jean-Jacques Rodrigues, e do Soego, José Augusto Milhomem, participaram no dia 12 de maio,

Evento permitiu o diálogo sobre as ações de saúde bucal necessárias para o município de Goiânia. (Foto: Ascom SMS)

Evento permitiu o diálogo sobre as ações de saúde bucal necessárias para o município de Goiânia. (Foto: Ascom SMS)

Os presidentes do CROGO, Jean-Jacques Rodrigues, e do Soego, José Augusto Milhomem, participaram no dia 12 de maio, da Conferência Temática ‘Cuidando da Saúde Bucal’, promovida pelo Conselho Municipal de Saúde. O evento, realizado na Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Cândido Santiago, teve as entidades como parceiros e contou com a participação de estudantes, profissionais, gestores e conselheiros de saúde do município e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Os conselheiros do CROGO, Arlonn Gomes de Santana e Juliana Nunes Ferreira foram eleitos delegados para participar da Conferência Municipal de Saúde, que será realizada este ano na capital. No total, foram eleitos 20 delegados dentro da paridade do Conselho Municipal de Saúde: dez usuários,  cinco trabalhadores e cinco gestores/ prestadores.

Na parte da manhã, mais de 200 participantes acompanharam as palestras. As exposições foram divididas em três eixos temáticos que abordaram a Gestão Financeira do SUS, a Gestão da Atenção à Saúde e a Gestão do Trabalho.

No período vespertino, os conferencistas Marco Antônio Manfredini (doutor em Saúde Pública, conselheiro do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo e secretário do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo – CRO-SP), Cristiane Lopes Simão Lemos (professora da Universidade Federal de Goiás – UFG) e Carlos Rodolfo Mohn Neto (professor titular de Saúde Coletiva e Odontopediatria da Universidade Paulista – Unip Goiânia e auditor do SUS Goiânia) coordenaram grupos de discussão sobre as propostas levantadas durante a VIII Conferência Municipal de Saúde de Goiânia, realizada em 2011. Além dos debates, também foram sugeridos temas para a IX Conferência Municipal de Saúde de Goiânia.

A conferência permitiu o diálogo sobre as ações de saúde bucal necessárias para o município de Goiânia que possam gerar qualidade de vida para a população, através da ampliação das medidas de promoção, prevenção e assistência. A chefe do departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Mary Anne Souza Alves, destacou a relevância das atividades para definir políticas públicas em saúde, para o fortalecimento da atenção básica e para a valorização dos profissionais de saúde. A odontóloga do Programa Saúde da Família da SMS, Adriana Elisa, parabenizou a dinâmica do evento, enfatizando a importância dos debates e discussões e a adesão do público ao tema.

Priorizar a Saúde Bucal
Para o doutor em Saúde Pública, Marco Antônio Manfredini, que ministrou palestra sobre Gestão Financeira do SUS, as três esferas de governo devem priorizar a Saúde Bucal, criando estruturas de gestão para a área e apoiando o trabalho desenvolvido nos serviços do SUS; ampliar a formação de Técnico em Saúde Bucal (TSB), Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), Técnico em Prótese Dentária (TPD) e Auxiliar de Prótese Dentária (APD); e articular ações internas com outras áreas do Ministério da Saúde, em conjunto com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Ainda na avaliação de Manfredini, para melhorar a Saúde Bucal no país, defende maior participação da União e, especialmente, dos Estados no financiamento das políticas públicas, apoio técnico e melhores condições salariais e de trabalho para os profissionais de saúde bucal no SUS e expansão da oferta assistencial para a população.

A conferência foi uma parceria entre a SMS, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás (Soego), o CROGO, o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (SindSaúde), a Uniodonto, o Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal do Estado de Goiás (Sintasb), a Faculdade de Odontologia (FO) da UFG, a Universidade Paulista (Unip), a Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP) e a Associação Brasileira de Odontologia (ABO).

Soego com CROGO e ASCOM do Conselho Municipal de Saúde

Pin It

Deixe um Comentário