Seminário Ampliação e Qualificação do Brasil Sorridente em Goiás é realizado no CROGO

O presidente do Soego, José Augusto Milhomem e o presidente do CROGO, Jean-Jacques Rodrigues, participaram, na manhã desta

Dr. Gilberto Pucca apresentou o panorama do Brasil Sorridente no estado (Foto: Karin Alexandre - SES)

Dr. Gilberto Pucca apresentou o panorama do Brasil Sorridente no estado (Foto: Karin Alexandre – SES)

O presidente do Soego, José Augusto Milhomem e o presidente do CROGO, Jean-Jacques Rodrigues, participaram, na manhã desta terça-feira, 30 de setembro, do 5º Seminário Estadual de Coordenadores Regionais e Municipais de Saúde Bucal: Ampliação e Qualificação do Brasil Sorridente no estado de Goiás, um evento da Gerência Bucal e Superintendência de Políticas de Atenção Integral à Saúde (SPAIS), em parceria com a Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde (MS).

A gerente de Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Renata do Nascimento, explica que o seminário, realizado no auditório do CROGO, teve como objetivo discutir o panorama das ações do Brasil Sorridente no estado de Goiás, avaliar os avanços e desafios para construção da Política de Saúde Bucal.

O seminário contou com a palestra do cirurgião-dentista e coordenador nacional de Saúde Bucal do MS, Gilberto Pucca, que fez uma apresentação do panorama do Brasil Sorridente no estado. De acordo com Pucca, a frente mais recente de ampliação e qualificação do Brasil Sorridente é o GraduaCEO, uma política do Ministério da Saúde de pactuação com as faculdades de Odontologia para que passem a atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O MS financia as universidades a fim de capacitar os acadêmicos e aumentar o acesso das pessoas ao atendimento.

Na avaliação de Pucca, o GraduaCEO representa um avanço na área de Saúde Bucal. “Vamos conseguir formar melhores profissionais, adequados ao Sistema Único de Saúde. O grande empregador hoje de Saúde Bucal é o programa Brasil Sorridente, através do SUS. É uma forma também de aumentar o acesso da população ao serviço de Saúde Bucal pública.”

Em relação aos desafios da Saúde Bucal, Pucca é categórico. “Ainda temos uma demanda reprimida grande de pessoas que necessitam de atendimento odontológico não só curativo, mas também preventivo. Estamos chegando a 48 milhões de pessoas que já recebem um tipo de ação do Brasil Sorridente. O objetivo a ser alcançado é a universalização do acesso, para que todos tenham direitos às ações de Saúde Bucal na área pública.”

Soego com CROGO

Pin It

Deixe um Comentário