Assembleia: prestadores do Ipasgo não aceitam descredenciamento em massa

Os prestadores de serviço do Ipasgo não irão aceitar o processo de credenciamento adotado pelo Ipasgo, descrito no

Presidente da FIO, José Carrijo Brom. “Não aceitamos este edital, queremos a anulação”.

Os prestadores de serviço do Ipasgo não irão aceitar o processo de credenciamento adotado pelo Ipasgo, descrito no edital de credenciamento 001/2017. Esta foi uma das decisões da assembleia, coordenada pelo Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás (Soego), que reuniu mais de 150 profissionais da Odontologia e congregou vários outros, de várias especialidades credenciadas ao Ipasgo. “A luta será no âmbito político e no âmbito legal”, afirmou o presidente do Soego, José Augusto Milhomem.

Logo no início, José Augusto Milhomem apresentou aos profissionais um resumo das negociações e do que já foi feito, pelas entidades, na tentativa de reverter o procedimento adotado pelo Ipasgo. “Demos início a uma forte campanha nas redes sociais, junto com várias outras entidades. Nosso departamento jurídico está estudando as medidas cabíveis e já iniciamos um processo de diálogo, tanto com a direção do Ipasgo quanto com o Ministério Público, onde temos nova reunião na próxima semana para falar com a promotora Vilis Marra”, relatou o presidente.

Mais de 150 prestadores presentes, no auditório Costa Lima, na assembleia coordenada pelo Soego

No intuito de contribuir com a luta, o presidente do CROGO anunciou que o Conselho, a partir de contradições e equívocos detectados na ação do Ipasgo, bem como na constituição do edital, havia entrado naquela tarde com um Mandato de Segurança para suspender os efeitos do edital 001/2017. “Foi distribuído para a 1ª Vara da Fazenda Pública Estadual. Tomamos essa decisão porque queremos contribuir com a luta do sindicato e dos colegas que prestam serviço aos usuários do Ipasgo”, disse.

Referindo-se ao mandato de segurança já impetrado, “a mesma medida adotada será adotada pelo Soego e pelas demais entidades presentes, no sentido de resguardar, tanto os interesses dos profissionais quanto dos usuários”, asseverou o presidente da FIO, e também diretor do Soego, José Carrijo Brom.

Presidente da CUT-GO, Mauro Rubem, conclama prestadores à movimentação em protesto ao Ipasgo.

Mauro Rubem, representando a CUT-GO e o Sindsaúde/GO destacou que a luta, além de ocorrer no âmbito legal, deve ocorrer também no âmbito político, a partir da união dos prestadores contra a arbitrariedade do Ipasgo. “Precisamos mostrar ao Ipasgo que estamos defendendo o nosso direito e o direito de mais 650 mil usuários, que nos conhecem e confiam no nosso trabalho. Vamos para a linha de frente, demonstrar nossa insatisfação à toda a sociedade. A relação de confiança entre o profissional e os pacientes não pode ser quebrada, desta maneira”, pontuou.

A principal deliberação da Assembleia, aprovada por unanimidade, foi a anulação do referido edital. “Isso que está posto não nos serve”, frisou Carrijo. “Temos certeza que teremos o apoio do Ministério Público. Embora o Ipasgo esteja utilizando o TAC firmado com o MP-GO para justificar sua atitude, temos o entendimento que o referido TAC não obriga, necessariamente, o instituto a adotar essa postura de descredenciamento geral de toda a rede. Essa atitude foi uma escolha do Ipasgo, e vamos lutar para reverter isso”, complementou Mauro Rubem.

Ao final da assembleia, uma série de atividades foram deliberadas no sentido de fortalecer a luta dos trabalhadores. Dentre os principais encaminhamentos, ficaram definidos:

  • Audiência Pública solicitada pela deputada Estadual Adriana Accorsi na próxima terça-feira, dia 4 de abril, às 14 horas, na Assembleia Legislativa, para discutir o tema;
  • Manifestação dos prestadores em frente à sede do Ipasgo na quarta-feira, dia 5 de abril, às 9 horas;
  • Nova assembleia já marcada para o dia 11 de abril, terça-feira, às 19 horas, com local ainda a ser definido.

Além das ações de massa, serão realizadas reuniões com a presidência do Ipasgo, com o Conselho Deliberativo do instituto e com a promotora Vilis Marra, que retorna de férias nesta segunda-feira, 3 de abril (todas as agendas já foram solicitadas). “Todas as instâncias ocupadas por prestadores, servidores públicos estaduais e usuários devem ser ocupadas nesta luta”, enfatizou o presidente do CRPGO, Astrogildo Naves.

Várias entidades presentes na luta contra o descredenciamento em massa promovido pelo Ipasgo.

A assembleia contou com as presenças do presidente do Conselho Regional de Odontologia, Renerson Gomes; do presidente do Sindipúblico, Thiago Vilar; do presidente da CUT-GO, Mauro Rubem; do presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRPGO), Astrogildo Naves; do presidente da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), José Carrijo Brom; do Sindicato dos Fisioterapeutas no Estado de Goiás, João Júnior; da presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Goiás (CTB), Ailma Maria; da presidente da Associação Brasileira de Odontopediatria de Goiás, Susana Cardoso; do presidente da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – Seção Goiás (Abor-GO), Fábio Ferreira de Santana; da presidente do Sindicato dos Nutricionistas no Estado de Goiás (Sineg), Ana Paula Mendonça e a superintendente da Escola de Aperfeiçoamento Profissional dos Cirurgiões Dentistas (EAP), Rosimar Bernardete Queiroz , além de integrantes da Cooperativa dos Psicólogos e da Associação dos Psicólogos de Goiás.

Para ficar informado sobre a mobilização e as atividades, acesse o site do Soego (www.soego.org.br), curta a página do sindicato no facebook (www.facebook.com/Sindodontgo) e acompanhe também as atividades pelo twitter no @soegogoias.

Pin It

Deixe um Comentário