Mensagem da FIO aos Cirurgiões-Dentistas do país

A FIO – Federação Interestadual dos Odontologistas – na busca pelo fortalecimento das lutas dos sindicatos de Odontologia,

A FIO – Federação Interestadual dos Odontologistas – na busca pelo fortalecimento das lutas dos sindicatos de Odontologia, conclama toda a classe odontológica do País à união e participação.

Qualquer entidade representativa necessita de recursos financeiros para participar das lutas locais e nacionais. Os diretores e membros dos sindicatos não são remunerados, são voluntários que muitas vezes abrem mão das suas atividades privadas na busca de uma luta pelo coletivo.

É de fundamental importância que a classe entenda, participe, cobre, e reconheça o trabalho dos seus sindicatos. Não existe outra forma efetiva de luta que não passe pelo fortalecimento dos sindicatos.

A Contribuição Sindical (Antigo Imposto Sindical) é o que garante recursos para o custeio e funcionamento dos sindicatos. Do valor cobrado, 60% (sessenta por cento) ficam com o sindicato, que é o responsável pela emissão dos boletos e custos de cobrança. Os outros 40% (quarenta por cento), são rateados para as Federações (15%), Confederações (5%) e Ministério do Trabalho e Emprego (20%).

Por razões burocráticas e outros interesses, a maioria dos empregadores não repassa os recursos arrecadados dos Cirurgiões Dentistas em março (01 dia de trabalho) para os sindicatos de Odontologia, indo esses recursos para sindicatos outros que não defendem especificamente os interesses da nossa classe.

Agora, em fevereiro, todos os Cirurgiões-Dentistas receberão o Boleto da Contribuição Sindical Urbana (CSU) emitido pelos sindicatos dos seus Estados. O PAGAMENTO DESSE BOLETO GARANTE QUE OS VALORES SERÃO REPASSADOS AO SEU SINDICATO!

É muito importante que cada Dentista consciente deste País pague esse boleto o mais antecipado possível, e entregue uma cópia do comprovante desse pagamento à área de Recursos Humanos dos seus locais de trabalho para que a empresa NÃO EFETUE O DESCONTO DE UM DIA DE TRABALHO NO SEU SALÁRIO DE MARÇO!

O pagamento antecipado do boleto evita ainda que colegas com mais de um vínculo empregatício, sejam tributados mais de uma vez.

Sempre que possível, evite pagar no último dia do vencimento para não correr riscos de a empresa alegar falta de tempo hábil para retirada do desconto na folha de pagamento de março. Quanto mais cedo o comprovante de pagamento for entregue ao setor pessoal da empresa, menor a possibilidade do desconto.

Esse é o momento de consultarmos nossa consciência, para vermos até que ponto nossa omissão e passividade são responsáveis pelo enfraquecimento das nossas lutas.

Hora de se perguntar:

– O que tenho feito? O que posso fazer?

Que 2014 seja o ano da virada política organizacional dos nossos sindicatos de Odontologia com a força da coesão e participação de todos!

José Ferreira Campos Sobrinho
Presidente da FIO

Pin It

Deixe um Comentário