Um dia muito produtivo na Plenária da FIO Aracaju

No primeiro dia da Plenária da Federação Interestadual dos Odontologistas, realizada em Aracaju-SE, nesta quarta e quinta-feira, dias

Primeiro dia da Plenária da Federação Interestadual dos Odontologistas, realizada em Aracaju-SE,  dias 14 e 15 de setembro. (Foto: FIO)

Primeiro dia da Plenária da Federação Interestadual dos Odontologistas, realizada em Aracaju-SE, dias 14 e 15 de setembro. (Foto: FIO)

No primeiro dia da Plenária da Federação Interestadual dos Odontologistas, realizada em Aracaju-SE, nesta quarta e quinta-feira, dias 14 e 15 de setembro, os representantes dos sindicatos filiados — dentre eles o Soego — discutiram acerca da saúde bucal brasileira. Ao longo do dia, assuntos como convênios e credenciamentos, a preocupante situação política por que passa o país, a tramitação dos projetos de interesse da Odontologia no Congresso Nacional e as eleições nos sindicatos foram temas debatidos, entre outros.

Durante a reunião, o presidente da FIO, José Campos Sobrinho, informou que será agendada em breve uma reunião com a Coordenação Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. O presidente apresentou uma proposta de pauta com 16 itens, solicitando aos presentes que sugerissem assuntos de interesse dos sindicatos para incluir na pauta da reunião. A edição de portaria regulamentando a Política Nacional de Saúde Bucal e a realização da Conferência Nacional de Saúde Bucal estão entre os assuntos pautados.

O Coordenador da Comissão Intersetorial de Saúde Bucal (CISB), José Arnaldo Diniz, presidente do SODF e diretor da FIO, apresentou a pauta da próxima reunião da comissão, que acontecerá em Brasília nos dias 13 e 14 de outubro. Entre os assuntos mais importantes a apresentação das Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal e seus componentes (GSBucal) e da proposta de Planejamento das Ações da CISB; o PL da PNSB como Política de Estado; propor a elaboração da Portaria da Política Nacional de Saúde Bucal; produzir uma cartilha direcionada aos gestores do SUS em estados e municípios com esclarecimentos sobre a PNSB e as oportunidades apresentadas pela política para implantação das redes de atenção em saúde bucal como direito de cidadania; propor ao pleno recomendações e moções de apoio aos PLs de interesse da saúde bucal do povo brasileiro e do SUS.

O diretor José Carrijo informou que a FIO está planejando realizar um curso de formação sindical amplo, abrangendo desde a temática política até a gestão sindical para os seus filiados. O curso terá módulos a distância e um dia de aula presencial, ao final do curso. Carrijo destacou que é importante adquirir conhecimentos sobre a atividade sindical não só para os dirigentes sindicais antigos quanto para os novos e, principalmente, para quem pretende ingressar num sindicato.

O presidente do SOMGE, Eduardo Gomide, fez um apanhado da situação dos projetos de interesse da Odontologia em tramitação no Congresso Nacional, alertando sobre o perigo que o PLP 257/2016 representa para os trabalhadores, principalmente os funcionários públicos brasileiros, como também a PEC 241/2016, que institui um novo regime fiscal e tenta inserir na Constituição Federal a perda de direitos de trabalhadores.

Os debates, discussões e apresentações continuou até as 19h, quando se encerraram as atividades do primeiro dia.

Com informações da FIO

Pin It

Deixe um Comentário