Soego faz gestão para que prefeito sancione Lei que exige presença de dentista em UTIs

O Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás enviou ofício recomendando ao prefeito Paulo Garcia que sancione o

dentista_UTIO Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás enviou ofício recomendando ao prefeito Paulo Garcia que sancione o Autógrafo de Lei n. 120, de 22 de outubro de 2014, que especifica a obrigatoriedade de um profissional cirurgião-dentista nas Unidades de Terapia Intensiva do município de Goiânia.

A exigência já tramita em nível nacional, por meio do projeto de Lei 2776/2008, aprovado na Câmara dos Deputados em caráter conclusivo pela CCJ, em maio de 2013. A matéria foi enviada para o Senado, sendo aprovada na Casa, pela Comissão de Assuntos Sociais, em outubro do mesmo ano. No entanto, ela ainda está em tramitação (PLC 34/2013) e, até o dia 17 de setembro, aguardava inclusão na Ordem do Dia. Quando aprovada no Senado, tornar-se-á obrigatória a presença de dentistas em hospitais públicos e privados de médio ou grande porte onde haja pacientes internados ou que atendam a doentes crônicos.

Segundo a presidente do Departamento de Odontologia da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Dra. Teresa Morais, “com o constante surgimento de evidências científicas que respaldam o papel nocivo dos comprometimentos e das infecções dentárias e bucais para a degradação do estado geral dos pacientes alocados nas Unidades de Terapia Intensiva, a odontologia passa a dividir responsabilidades, com outros integrantes das equipes de saúde – especialmente nas questões referentes ao controle das infecções e da melhor oferta de conforto a esses pacientes”.

A falta de tratamento dentário aumenta a possibilidade de infecções nas Unidades de Terapia Intensiva e pode causar até pneumonia — doença responsável por 30% das mortes nesse ambiente. A higiene bucal deficiente é comum em pacientes internados em UTIs. “Esse problema propicia a colonização do biofilme bucal por microrganismos patogênicos, especialmente respiratórios”, alerta a cirurgiã-dentista intensivista.

A AMIB, por meio de seu departamento de odontologia e da integração dos seus segmentos, prepara e amplia o convívio dessa importante área da saúde, com as que já se vincularam dentro do ambiente das UTIs e hospitais.

Deixe um Comentário