A Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) participou na noite desta terça-feira, 11, de uma reunião no Ministério da Saúde, conduzida pelo secretário executivo do órgão, o cirurgião-dentista Antônio Carlos Nardi. A reunião com entidades da Odontologia foi para informar que o ministério publicará uma portaria na próxima quinta-feira permitindo a habilitação de 2.136 Equipes de Saúde Bucal (EBS) e o financiamento fundo a fundo para aquisição de 10 mil equipamentos odontológicos.

Segundo Nardi, o ministro Ricardo Barros deverá divulgar a portaria durante o 33º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que acontece esta semana em Brasília. Ao habilitar as EBS elas passariam a receber os repasses federais. As equipes que existem hoje não têm habilitação junto ao Ministério, não recebem verbas e são completamente custeadas pelo município. Os equipamentos são para a atenção básica.

A FIO foi representada na reunião pela presidente do Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal, Jeovânia Rodrigues Silva. Segundo a presidente do SODF, “a ampliação de oferta de serviços de saúde bucal para a população é sempre um ganho, especialmente em um momento onde os investimentos nas políticas de saúde têm sido reduzidos. Porém, ainda há muito a avançar e outras discussões são necessárias. Espero que uma agenda permanente de discussões com as entidades possa ser pactuada a partir da apresentação do planejamento em saúde bucal”.

Estiveram presentes ainda o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, a presidente da FNO, Joana Lopes, e um representante da ABO. Pelo ministério estiveram presentes ainda a coordenadora nacional de Saúde Bucal, Lívia Coelho de Souza, e o diretor do Departamento de Atenção Interfederativa do Ministério da Saúde, Rodrigo Lacerda. Segundo o presidente da FIO, José Carrijo Brom, se cumprida a portaria, nos termos que foi anunciada, será uma boa medida para ampliar o atendimento.  “Vamos aguardar”, alertou Carrijo.

Fonte: Federação Interestadual dos Odontologistas

Pin It

Deixe um Comentário