Ipasgo: Pressão do Soego e do CRO-GO garante negociação

Após uma rodada de negociação que já dura dois anos, o governador Marconi Perillo anunciou, nesta tarde, no

Governo anuncia melhorias aos cirurgiões-dentistas credenciados ao Ipasgo. (Foto: Rodrigo Cabral)

Após uma rodada de negociação que já dura dois anos, o governador Marconi Perillo anunciou, nesta tarde, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, algumas melhorias para os cirurgiões-dentistas credenciados ao Ipasgo.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás (Soego), Jean-Jacques Rodrigues, os pontos contemplados – apesar de positivos – apenas aproxima o tratamento conferido aos cirurgiões-dentistas do que é atualmente conferido aos médicos, “devolvendo a Odontologia ao patamar do qual ela nunca deveria ter saído”, afirma.

“Entre os vários pontos que nós apresentamos ao presidente do Ipasgo, Francisco Taveira Neto, dois foram cumpridos: a equiparação da consulta inicial com o valor praticado pelos médicos (R$ 50,00) e a equiparação da cota de atendimento dos clínico-gerais com a dos especialistas. Em relação ao primeiro ponto, voltamos ao patamar de igualdade que estávamos com os médicos em 2011. Em relação ao segundo, avançamos. Mas é preciso avançar bem mais”, complementa o dirigente sindical.

Além do Soego, participaram da negociação com o governo o Conselho Regional de Odontologia (CRO-GO) e outras entidades representativas da Odontologia em Goiás.

“Uma das reivindicações mais importantes que nós já apresentamos ao Ipasgo – e vamos apresentar novamente, na próxima semana – é a criação de um procedimento separado, com guia específica, para as próteses. Os honorários que são pagos hoje pelo Ipasgo aos cirurgiões-dentistas faz com que o profissional tenha prejuízo nos tratamentos que envolvem próteses dentárias. Queremos que esta relação se dê exclusivamente entre o paciente, o Ipasgo e o laboratório – a partir do encaminhamento do cirurgião-dentista. Ou seja, da mesma forma que quando um médico solicita determinado tipo de prótese ou órtese: O profissional realiza o procedimento (no caso a cirurgia) instala uma prótese e o pagamento desta prótese é feito pelo Instituto – não passa pelo profissional, deduzindo de seus honorários, como acontece hoje na Odontologia; não é o médico quem paga o laboratório pela prótese, é o paciente e o Ipasgo”, compara.

Durante a solenidade, o CRO-GO assinou o documento como testemunha dos novos parâmetros de relacionamento entre o Ipasgo e os cirurgiões-dentistas, que passam a valer a partir do dia 1º de março.

Saiba mais
Em ofício enviado ao Ipasgo, em janeiro deste ano, Soego e CRO-GO solicitaram à direção do Instituto uma série de medidas de valorização do cirurgião-dentista credenciado. Confira abaixo os pontos que foram reivindicados:

-Equiparação do valor da consulta odontológica ao da consulta médica, conforme acordado em maio de 2012;
-Tratar isonomicamente os prestadores da área odontológica, estabelecendo cotas no mesmo valor de CHOs para todos os profissionais;
-Criar uma data base para o reajuste dos procedimentos odontológicos (observando-se um índice oficial);
-Criar adicional para custear os procedimentos de prótese dentária, semelhante ao adotado pela área médica;
-Acréscimo de novos procedimentos custeados pelo Instituto, tais como: prótese total, prótese removível, prótese sobre implante, ortodontia e implante;
-Criação da Gerência Odontológica (Projeto na Segplan);
-Abertura de credenciamento de novos profissionais para a rede externa e para o comodato;
-Convocação dos Auditores Odontológicos aprovados em concurso público;
-Pagamento de insalubridade aos Auditores concursados (encontra-se na Segplan).

Pin It

Deixe um Comentário