FIO entrega pauta de reivindicações ao Ministério da Saúde

A Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) se reuniu nesta segunda-feira, 24 de outubro, com a coordenadora-geral de Saúde

Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) se reuniu com a coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Patrícia Lima Ferraz. (Foto: FIO)

Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) se reuniu com a coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Patrícia Lima Ferraz. (Foto: FIO)

A Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) se reuniu nesta segunda-feira, 24 de outubro, com a coordenadora-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Patrícia Lima Ferraz, para entregar uma pauta de reivindicações elaborada pela plenária da entidade, realizada em Aracaju-SE em setembro. A coordenadora se mostrou muito interessada pelas propostas apresentadas e disse que algumas das reivindicações já estavam sendo encaminhadas pela Coordenação. Relatou ainda que alguns assuntos já começaram a ser tratados na reunião da Comissão Intersetorial de Saúde Bucal. Prometeu empenho na defesa do Brasil Sorridente e ponderou sobre as restrições orçamentárias.

Durante a reunião, os diretores da FIO afirmaram à coordenadora que a entidade estará aberta a contribuir com as iniciativas da Coordenação-Geral de Saúde Bucal (CGSB) no sentido de preservar e melhorar a implementação da Política Nacional de Saúde Bucal somando, assim, esforços para sanar os problemas do Brasil Sorridente (que não são poucos) e colocaram a entidade à disposição para colaborar no que for possível. A coordenadora afirmou que numa investigação interna foi verificado que um montante de cerca de 80 milhões de reais foram destinados a diversas áreas da política (CEOs, laboratórios, etc) mas muitos serviços não estavam funcionando e, portanto, deixando de produzir. Alguns sequer foram implantados efetivamente e os recursos foram repassados aos municípios para serem aplicados nas políticas públicas de saúde bucal. A coordenadora afirmou que esses recursos financeiros deixarão de ser repassados e será solicitado o ressarcimento desses pelos municípios envolvidos. Segundo Patrícia Ferraz, o seu interesse, e o da CGSB, é trabalhar duro para levar adiante as políticas de saúde bucal.

A FIO, de maneira efetiva, estará ao lado da CGSB em todas as iniciativas que visem ao fortalecimento dessa política e que possibilitem que essa política não tenha um revés, mas, ao contrário, que seja ampliada. Mas a entidade jamais deixará de se posicionar firmemente na defesa da Política Nacional de Saúde Bucal como política de Estado, em defesa do SUS, cobrando das autoridades brasileiras, em todos os níveis, em nome dos seus sindicatos filiados e de sua histórica tradição de luta pela odontologia brasileira e pela saúde bucal no SUS.

Com informações da FIO

Pin It

Deixe um Comentário