Os professores e alunos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), desenvolveram um biomaterial capaz de substituir os ossos da arcada dentária.

O “osso sintético” beneficiará principalmente as pessoas com doenças ósseas (tumores e cistos), quem teve perda em função da idade (atrofias) e as vítimas de acidentes de trânsito e da violência urbana, atingidas por arma de fogo na face.

O material, composto por hidroxiapatita, 100% sintética, começou a ser desenvolvido em 2010 e os testes em animais foram publicados a partir de 2012. Em 2017, a Odontologia da UFF iniciou os testes nos pacientes que procuraram a Clínica de Cirurgia Bucal da Universidade para fazer extração dentária.

Sem nenhum custo para o participante e aprovado previamente pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UFF, o estudo foi divido em duas ações. Um grupo de 30 pacientes, que participaram da pesquisa, de ambos os sexos e na faixa etária entre 18 e 60 anos, extraiu o dente condenado e recebeu preenchimento com o biomaterial novo e implante dentário.

Pin It

Deixe um Comentário