Dentistas paralisam atendimento a planos dia 25 de outubro

No Dia do Cirurgião-Dentista, comemorado em 25 de outubro, o atendimento a quem tem plano odontológico será paralisado

No Dia do Cirurgião-Dentista, comemorado em 25 de outubro, o atendimento a quem tem plano odontológico será paralisado por um dia em vários estados do país. De acordo com o presidente do Sindicato dos Odontologistas no Estado de Goiás, Shirley Ferreira, o protesto ocorre no dia comemorativo da categoria devido à exploração cometida pelos planos de saúde odontológicos.

O anúncio foi feito durante audiência pública na Câmara dos Deputados, da qual participaram os dirigentes do Soego. Com o tema “O Cirurgião-Dentista versus os Planos Odontológicos”, a atividade discutiu os principais problemas entre os dentistas e operadores de planos de saúde, principalmente sobre a tabela de honorários e as exigência de exames radiográficos para pacientes.

Entre as queixas apontadas pelos profissionais, teve destaque ainda os baixos valores pagos pelos procedimentos. José Carrijo Bron, representante da Federação Interestadual dos Odontologistas, disse que planos odontológicos estão sendo oferecidos até como brindes. “O que se recebe não remunera nem o custo operacional”, declarou Bron, acrescentando que há planos que pagam R$ 12, R$ 10, e até menos por alguns procedimentos, e que ainda postergam artificialmente o pagamento.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reconhece que há “um desequilíbrio grande” na relação entre os dentistas e os planos. Bruno Sobral de Carvalho, diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, sugere que o problema seja sanado com contratos “claros e objetivos” que estabeleçam cláusulas de reajuste baseadas em índices de conhecimento público. “A grande maioria dos contratos não é clara e nem objetiva [quanto às cláusulas de reajuste], preveem apenas a negociação das partes”, declarou.

Carvalho anunciou que no fim deste ano, a ANS vai publicar uma cartilha com os direitos e deveres dos prestadores de serviços de planos de saúde odontológicos. O diretor disse ainda que a agência vai estudar novas formas de sanção “mais efetivas do que multas” e novas regras de credenciamento e descredenciamento, para que este processo seja mais claro para os beneficiários.

Com informações da Agência Brasil

Pin It

Deixe um Comentário