Cirurgiões-dentistas prestigiam Seminário promovido pelo Soego

Mais de 100 cirurgiões-dentistas prestigiaram no último dia 17 de maio, na Assembleia Legislativa, o Seminário “Os desafios

Mais de 100 cirurgiões-dentistas prestigiaram no último dia 17 de maio, na Assembleia Legislativa, o Seminário “Os desafios do Cirurgião-Dentista no mercado de trabalho: políticas públicas de Saúde Bucal, previdência social, planos e convênios odontológicos”, promovido pelo Soego, em parceria com a Federação Interestadual dos Odontologistas (Fio), Conselho Federal de Odontologia (CFO), Associação Brasileira de Odontologia – Seção Goiás (ABO-GO), Associação Brasileira de Ortodontia – Ortopedia Facial (Abor-GO), Associação Brasileira de Radiologia Odontológica (Abro) e mandato popular do deputado Estadual Mauro Rubem (PT-GO).

Entre os temas que foram abordados estão as políticas públicas de Saúde Bucal no Brasil, com Gilberto Alfredo Pucca Júnior, Coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde; o futuro do Sistema Previdenciário, com Arlete Mesquita, advogada trabalhista e previdenciária, assessora Jurídica do Soego; os desafios do cirurgião-dentista no atual mercado de trabalho, com a professora e pesquisadora da PUC/MG, Cristiana Leite Carvalho; o papel da ANS na regulação dos planos de Saúde Odontológicos, com Mário Moraes Mateus, representante do Conselho Federal de Odontologia (CFO) na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e reflexos da implantação da CBHPO para o cirurgião-dentista, com José Carrijo Brom, representante da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) na Comissão Nacional de Convênios e Credenciamentos.

Segundo a presidente da entidade, Shirley Ferreira Silva, os participantes concluiram que não há excesso de profissionais no mercado, “mas sim uma falta de abertura de novos postos de trabalho, especialmente no setor público, em que o número de profissionais contratados não é suficiente para atender as demandas da população”, aponta.

Ainda como resultado do seminário, as entidades representativas da Odontologia vão fortalecer sua atuação junto aos gestores públicos, incentivando a ampliação dos serviços e aumentando o número de contratações. “Já com relação aos planos e convênios temos que fazer com que os planos odontológicos façam parte dos planos de saúde em geral, sem separação dentro da ANS. Desta forma, será mais viável para que a Agência adote a CBHPO como referência para pagamento mínimo dos procedimentos”, afirmou.

Ao final do evento, ficou determinado ainda que o Soego promoverá reuniões com cada plano, em separado, para apresentar e divulgar o uso da CBHPO nos consultórios. Confira as fotos no Facebook da entidade.

Pin It

Deixe um Comentário