Cirurgiões-Dentistas de Manaus encerram greve e comemoram vitória

A reivindicação era justa: trabalho dobrado, remuneração dobrada. Mas apesar de reconhecido pela prefeitura, pela população e pela

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A reivindicação era justa: trabalho dobrado, remuneração dobrada. Mas apesar de reconhecido pela prefeitura, pela população e pela imprensa, o pleito dos cirurgiões-dentistas da Estratégia de Saúde Bucal (ESB), em Manaus, não era atendido. Aqueles que trabalhavam 40 horas não recebiam o dobro da remuneração de quem trabalhava 20 horas. Uma solução definitiva já era aguardada há mais de cinco anos sem que nenhum encaminhamento satisfatório fosse dado.

Por isso, os cirurgiões-dentistas da ESB, em assembleia extraordinária do SINDCD-AM, resolveram entrar em greve por tempo indeterminado a partir das 7 horas do dia 25 de junho. Com a deflagração do movimento e a adesão maciça dos profissionais, o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, recebeu a comissão de grevistas e a representante do SINDCD-AM Margareth Ishigaki e, embora reconhecesse como justa a reivindicação, reiterou não ter interesse em resolver a situação dos dentistas.

Além da paralisação do atendimento, os grevistas fizeram passeatas para demonstrar à população a importância do atendimento de suas reivindicações. Durante oito dias, o movimento grevista obteve apoio da imprensa, que manteve o assunto em pauta, da Polícia Militar do Amazonas e da Manaustrans, que garantiram a segurança durante as passeatas.

No último dia 2 de julho, terça-feira, em audiência com o SINDCD-AM, o prefeito Arthur Virgílio Neto demonstrou interesse em corrigir a distorção salarial do cirurgião-dentista da ESB. Além de oferecer um valor do complemento do subsídio dos profissionais, que em março de 2008 era de R$ 2.852,50 e passará, a partir de agosto deste ano, para R$ 3.612,00, o prefeito atendeu ainda uma outra reivindicação da categoria extinguindo a Função Especial de Saúde para o cirurgião-dentista da Estratégia de Saúde Bucal e criando o cargo de Cirurgião-Dentista da ESB, com o subsídio dobrado em relação ao subsídio da rede básica em 2014, o que garante a esses profissionais insalubridade proporcional ao período trabalhado, assim como uma aposentadoria melhor.

A proposta apresentada foi levada para deliberação em assembleia e foi aceita pelos dentistas, que decidiram pelo fim do movimento grevista. Para a presidente do SINDCD-AM, Ana Selma Rodrigues Pinheiro, a vitória foi conseguida “graças aos colegas que, unidos, confiaram no trabalho do sindicato e deram força e estímulo, usando as redes sociais para fortalecer o movimento”.

Fonte: SINDCD-AM

Deixe um Comentário