Cais Nova Era é inspecionado por FCRAS, MP e VS

O Fórum dos Conselhos Regionais de Saúde do Estado de Goiás (FCRAS-GO), o Ministério Público e a Vigilância

Repórter filma cadeira desmontada na unidade de Saúde. (Foto: CROGO)

Repórter filma cadeira desmontada na unidade de Saúde. (Foto: CROGO)

O Fórum dos Conselhos Regionais de Saúde do Estado de Goiás (FCRAS-GO), o Ministério Público e a Vigilância Sanitária de Aparecida de Goiânia inspecionaram, na manhã desta quinta-feira, dia 18, o Cais Nova Era. Durante a ação, as equipes dos conselhos levantaram informações detalhadas sobre funcionamento da unidade, estrutura física, profissionais, insumos e outros. A inspeção foi motivada por denúncia dos próprios usuários do Cais e também dos funcionários.

O presidente do CROGO, Renerson dos Santos, acompanhado da equipe de Fiscalização, participou da inspeção. No consultório odontológico do Nova Era, onde são atendidos mais de 100 pacientes por dia, são mais de 11 cirurgiões-dentistas em três horários (manhã, tarde e noite), que trabalham das 7 às 22 horas.

Os problemas que a unidade de Saúde Bucal enfrenta são falta de insumos, alta demanda de pacientes, materiais sucateados, como por exemplo, cadeiras odontológicas desmontadas, entre outros. A unidade, que atende toda a demanda de Aparecida de Goiânia, é especializada no atendimento de pacientes com necessidades especiais, cirurgias de terceiro molar e urgências em Endodontia.

Após a vistoria, os conselhos terão um prazo até 15 de setembro para enviar um relatório técnico para o Ministério Público, que analisará os documentos e emitirá um parecer final. “Essa visita técnica é feita em duas etapas, a primeira é diagnóstico da situação do Cais Nova Era. A segunda é a análise dos relatórios por parte do Ministério Público e, em seguida, vamos definir as medidas necessárias para local. Tudo será feito com muito diálogo entre as instituições e o município. Nosso objetivo não é prejudicar a unidade nem a população”, destacou o promotor José Augusto Falcão.

A Vigilância Sanitária do município, órgão ligado à SMS, também participou da fiscalização. Segundo o diretor da Vigilância Sanitária, Luciano de Moura Carvalho, a maioria das reclamações são em relação à urgência “A Secretaria de Saúde está contribuindo com a fiscalização e seguirá as orientações definidas pelos órgãos”, garantiu o diretor.

Participaram da inspeção técnica os conselhos regionais de Odontologia, Medicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, Educação Física, Farmácia, Biomedicina, Radiologia e Fisioterapia, bem como as equipes da Vigilância Sanitária e do Ministério Público.

A fiscalização, em conjunto com FCRAS-GO, Ministério Público e Vigilância Sanitária, será estendida a diversos municípios. O CROGO fiscalizará as unidades públicas de saúde que contam com serviços odontológicos.

Cais Nova Era
A unidade divide seus atendimentos entre urgência e ambulatório. Cerca de 1.400 consultas ambulatoriais são realizadas semanalmente e 400 atendimentos de urgência diários. Trabalham em média 70 médicos na urgência e 20 no ambulatório, além dos profissionais das áreas de enfermagem, odontologia, técnicos, administrativos, limpeza e manutenção.

O Nova Era foi inaugurado há mais de 20 anos e passou apenas por uma reforma durante todo esse período. Entretanto, a reforma foi realizada e entregue no ano de 2014. Contemplou somente a parte ambulatorial da unidade. Além disso, atualmente, a política de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde preconiza as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas.

Soego com CROGO e Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia

Pin It

Deixe um Comentário