Adoçantes artificiais podem causar doenças

Material divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que é melhor evitar o consumo de adoçantes artificiais.

edulcorantes1Material divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que é melhor evitar o consumo de adoçantes artificiais. O assunto está presente no novo site sobre alimentação lançado no final do primeiro semestre pelo órgão.

De acordo com as informações do Inca, o consumo frequente desse tipo de produto adicionado a bebidas e alimentos ou presentes em produtos light, diet ou zero pode causar algumas doenças como o câncer.

Segundo o Inca, os edulcorantes, conhecidos como adoçantes, mais usados são: estévia, sorbitol, aspartame, ciclamato, sucralose e sacarina.

Apesar de terem sido produzidos originalmente para pessoas com diabetes, que tem restrição de ingestão de açúcar, atualmente são substâncias usadas em vários produtos e consumidas por muitas pessoas, informa o instituto.

O Inca diz que, quando consumidos em excesso, os edulcorantes podem causar efeitos colaterais, como dor de cabeça, mal-estar, alterações de humor e diarreia. Além disso, cita a matéria, estudos experimentais realizados em animais revelam o potencial de determinados adoçantes artificiais, como o aspartame, ciclamato de sódio e sacarina sódica para desenvolvimento de câncer.

Por fim, o Inca acrescenta que, devido aos efeitos colaterais, a Organização Mundial da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária estabeleceram limites para a ingestão diária dos adoçantes artificiais. Entretanto, ressalta o órgão, há grandes dificuldades em quantificar o real consumo dessas substâncias, uma vez que elas estão presentes em vários alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para consumir ou aquecer, sem a indicação da sua quantidade.

Soego com ABO

Pin It

Deixe um Comentário